segunda-feira, 4 de junho de 2012

O que é “AfterBurn Training”



          Você já deve ter lido este termo em alguma matéria de revistas, internet ou mesmo escutado seus amigos comentando sobre treinamento e emagrecimento.

          "After Burn" ou “Queima Após o Treino”, esta expressão vem sendo muito utilizada em matérias sobre treinamento para o emagrecimento. A dinâmica do pensamento é o aumento do metabolismo de base após a o treinamento, visando um maior período com um gasto elevado de calorias. 


          Vamos exemplificar: pense em um motor de carro que só consuma combustível quando esta em movimento, o corpo queima calorias, mas também continua queimando num ritmo superior ao de repouso depois que cessada atividade, algo como o carro parado com o pedal do acelerador apertado. Este fenômeno é denominado “Afterburn” ou “Pós-queima”, é mais evidente quando fazemos exercícios de alta intensidade (Corridas aceleradas, treinamento em subidas e escadarias) ou treinos intervalados.


            Muitos autores fazem paralelo com o que chamamos de “Efeito EPOC”, consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Todos os sistemas fisiológicos ativados durante a atividade necessitam de maior quantidade de oxigênio. A captação de oxigênio da recuperação e o consumo excessivo após a atividade, refletem tanto o metabolismo anaeróbio do exercicios prévio quanto às ajustagens respiratórias, circulatórias, hormonais, iônicas e térmicas que ocorrem durante a recuperação. 
 

            Esse reajuste do sistema acarretara em maior gasto calórico, por varias horas, após atividade.  Isso faz com que continue queimando mais gordura (em relação ao metabolismo de base) mesmo quando dirige, assistes a seu programa favorito na TV ou mesmo enquanto dorme.

            Abordaremos novamente o assunto nas próximas matérias....





2 comentários: